Sobre o Município

Arari é o nome do principal lago marajoara; e de um dos mais importantes rios do Marajó.

Assim como faz parte do nome da cidade de Cachoeira do Arari, localizada em sua margem esquerda, e de Santa Cruz do Arari, que está na boca do lago.

Arari é – também – o nome dado a um cipó da família das leguminosas papilonaceas. É encontrado às margens dos rios. Dá flores grandes, cor de fogo.

Arari é, também, o nome de uma ave. Conhecida igualmente por arari-canindé. Tem plumagem de cor azul, amarelada no ventre. Chega a medir até um metro de comprimento, tem vários riscos pretos em volta dos olhos. A etimologia do nome seria arara-i; que quer dizer arara pequena. Sendo que o sufixo tem também o sentido de água, rio; assim, arari pode também significar Rio das Araras.

Por que Cachoeira? O nome do município teve origem de um declive existente no leito do Rio Arari, em frente ao local onde hoje está situada a cidade; e que, no verão, provoca uma precipitação de água, como se fosse uma cachoeira.

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de Nossa Senhora da Conceição da Cachoeira, fundada em 1747, pertencente a Vila Nova de Marajó.

Nas sessões de 10, de 17-05-1833, o governo do Pará extingui a vila, originando-se então a vila Cachoeira. Instalado em 17-05-1834.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do Distrito Sede.

Nos quadros do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município aparece constituído de 4 distritos: Cachoeira, Alto Arari, Caracará e Camará.

Pelo decreto estadual nº 6, de 04-11-1930, adquiriu o extinto município de Ponta Pedra.

Pelo decreto estadual nº 78, de 27-12-1930, o município de Cachoeira é extinto, sendo seu território anexado ao novo município de Arari. Criado com terras do extinto município de Cachoeira e Ponta de Pedras. Passando Cachoeira a ser a Sede do Município de Arari.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Cachoeira figura como distrito de Arari.

Pela lei estadual nº 8, de 31-10-1935, é criado novamente o município de Cachoeira.

Em divisões territoriais, datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Cachoeira, Camará e Caracará.
Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, os distritos de Câmara e Caracará foram extintos, sendo seu território anexado ao distrito sede de Cachoeira.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído do Distrito Sede.

Pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, o município de Cachoeira voltou a denominar-se Arariúna.

Em divisão territorial, datada de 1-VII-1950, o município já denominado Arariúna é constituído do Distrito Sede.

Pela lei estadual nº 1127, de 11-03-1955, o município de Arariúna passou a denominar-se de Cachoeira do Arari. Sob o mesmo decreto são criados os distritos de Bela Vista e Camará.

Em divisões territoriais, datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Cachoeira do Arari, Bela Vista e Camará.

Pelo Acordão do Superior Tribunal Federal, em 04-10-1955, são extintos os distritos de Bela Vista e Camará, sendo seu território anexado ao Distrito Sede de Cachoeira do Arari.

Em divisão territorial, datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual nº 2460, de 29-12-1961, são criados os distritos de Camará do Marajó e Caracará do Arari; e anexado ao município de Cachoeira do Arari.

Em divisão territorial, datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Cachoeira do Arari, Camará do Marajo e Caracará do Arari. Assim permanecendo em divisão territorial, datada de 1-I-1979.

Em divisão territorial, datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Hino de Cachoeira do Arari

É aqui neste berço de afeto
Da vibrante mocidade altaneira,
De amor o coração repleto
Como escudo o teu nome ó Cachoeira.

Lutando com lealdade
Tendo na alma a hóstia azul do pensamento
Gloriosa mocidade!
Trago no peito a chama do desprendimento.

Terra de amores
Onde o sol dardeja em cores
O esplendor primaveril
Sob o céu formoso
No cenário majestoso
Ecoa o nome do Brasil.

Se na luta, envergamos couraça
Consciente do nosso dever
Não há nuvem de espessa fumaça
Que nos faça o teu nome arrefecer.

São de luzes nossas lutas
O progresso galgamos pela instrução
Abençoados sejam aqueles
Que se irmanam a nossa santa inspiração.

Acessibilidade